Quadrilha presa em SP é suspeita de aplicar golpe 'chupa-cabra' contra idosos em 8 cidades do interior do estado
Polícia Civil prende cinco suspeitos de aplicar golpe 'chupa-cabra' contra idosos em SP
Os cinco suspeitos presos nesta quinta-feira (13), durante a operação “Chupa-Cabra”, em São Paulo (SP), faziam parte de uma organização criminosa que aplicava golpes contra idosos, com vítimas em oito cidades do interior do estado.
Os criminosos foram presos durante a ação, realizada por mais de 60 agentes do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-8) com apoio do Garra/Dope. Conforme a corporação, a investigação teve início em Palmital (SP), após o registro de uma ocorrência em setembro de 2024.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Imagens da polícia registram criminosos aplicando golpes em idosos em São Paulo.
Reprodução
Durante o trabalho, os policiais identificaram uma associação criminosa itinerante, formada por sete pessoas, que aplicava o golpe em diversas cidades, dentre elas Adamantina, Cândido Mota, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Palmital, Pirajuí e Presidente Prudente (SP).
“A operação leva esse nome em alusão ao golpe praticado, que é conhecido popularmente como o golpe do 'chupa-cabra', onde a quadrilha instala um dispositivo nos terminais bancários que tem a finalidade de reter o cartão da vítima e abordá-la sob o pretexto de ajuda”, explica Marcelo Aparecido de Souza, delegado de Palmital (SP).
Além disso, foi constatado que os criminosos agiam principalmente entre, csexta-feira e domingo. Após reterem o cartão e oferecerem ajuda, os criminosos induziam a vítima a ligar para um falso número de atendimento bancário, divulgado em papéis deixados nas agências.
Na ligação, integrantes da quadrilha se passavam por atendentes e orientavam a vítima a fornecer dados pessoais e senhas. Com essas informações, os criminosos retornavam ao terminal e realizavam saques e transferências indevidas.
Material apreendido pelo Garra durante operação contra quadrilha que dava golpes em idosos.
Divulgação
Ainda segundo a Polícia Civil, até o momento, oito vítimas foram identificadas, com movimentações que somam cerca de R$ 48 mil em prejuízos. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão.
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional e passarão por audiência de custódia. O caso segue em investigação.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da regiãoFONTE: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/11/13/quadrilha-presa-em-sp-e-suspeita-de-aplicar-golpe-chupa-cabra-contra-idosos-em-8-cidades-do-interior-do-estado.ghtml