Sou+ Bauru: universidades contribuem com a comunidade com projetos de extensão e serviços gratuitos
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Bauru (SP) é considerada uma cidade universitária e essas instituições são parte importante da história. Projeto da TV TEM que busca o resgate do orgulho bauruense mostra iniciativas que aproximam o ensino e a população. 'Sou+ Bauru': Universidades oferecem serviços gratuitos para população
Bauru (SP) é considerada uma cidade universitária e essas instituições são parte importante da história. Algumas, inclusive, são referência em todo o país, como a USP e a Unesp. Elas têm levado o que é ensinado nas salas de aula para a comunidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Um trabalho muito importante que o projeto Sou+ Bauru, iniciativa da TV TEM que tem o objetivo de resgatar e fortalecer o orgulho dos bauruenses e pessoas que escolheram a cidade para viver, foi conhecer essas iniciativas que mostram como o ensino superior público tem contribuído com a vida da população.
Dona de um brechó de roupas femininas há dois anos, Gisleine Barreto está muito realizada com a nova identidade visual do local. A empresária contou com a ajuda de três estudantes de design da Unesp de Bauru para fazer essa mudança.
Gisleine teve a ajuda de estudantes de design da Unesp para mudar a identidade visual do brechó em Bauru
Reprodução/TV TEM
"A escolha foi deles, acho que através da internet acharam a minha loja. E, aí, nós começamos, eles começaram a desenvolver de acordo com as ideias minhas, não foi nada impositivo. Eu pedi uma coisa, eles davam milhares de opções e a gente chegou em um trabalho muito bacana", conta a empresária.
O grupo precisava atender uma empresa bauruense para uma disciplina do curso chamada projetos. Para conseguirem uma boa nota, os alunos desenvolveram tudo: logo, etiqueta, artes para as redes sociais e muito mais. O projeto demorou quase seis meses para ser finalizado.
E cada um desses estudantes é de uma região diferente do estado de São Paulo. Através deste trabalho, eles sentiram o gostinho de poder devolver um pouquinho daquilo que estão vivendo de boas experiências em Bauru para um comércio local.
Eles moram perto e todos os dias passam para olhar. E, claro, sentem muito orgulho daquilo que desenvolveram.
"É muito gratificante trazer esse retorno para a comunidade. Então, a gente encontrou a Gi. A Gi é bauruense, ela tem um comércio menor aqui em Bauru. Então, foi muito gostosinho a gente ver que a gente pode contribuir para a cidade que a gente está", conta a estudante Vitória Garutti.
Também é uma forma de a universidade atuar na cidade e retribuir com os ensinamentos na prática.
"É muito importante que as pessoas saibam que a universidade está aqui para também atender a comunidade. Esse é um aspecto, é um dos tripés da universidade - ensino, pesquisa e extensão. Ele é tão importante quanto as demais atividades que nós desenvolvemos", completa a professora Cassia Carrara Domiciano.
Alunos contribuem com a comunidade por meio dos projetos de extensão em Bauru
Reprodução/TV TEM
Cuidados com os dentes
Na saúde, também há universidade preocupada em devolver para a população o que é ensinado em sala de aula. Há um ano, a Faculdade de Odontologia da USP desenvolve um projeto que leva informação, prevenção e cuidado até as escolas municipais da cidade.
Uma vez por mês, o grupo com 40 pessoas, entre estudantes da graduação, pós e professores, visita as escolas e, além de palestras, os participantes ainda avaliam os pequenos. Em caso de necessidade, encaminham a criança para um tratamento específico na clínica da USP.
"A gente orienta não só a questão da higienização, da escovação diária, mas também algumas ações simples que às vezes podem prevenir o aparecimento de uma má oclusão, que é esse erro no encaixe dos dentes ou mesmo na posição dos dentes. Então, são algumas ações para orientar e conscientizar as crianças, dependendo do caso, conseguir essa oportunidade de tratamento ou mesmo a gente conseguir organizar ações para poder atender a população e atingir de fato o que realmente existe aqui na cidade de Bauru e onde a gente precisa atuar como universidade nessa questão da extensão", explica a professora Camila Massaro.
Um grupo de 40 pessoas, entre estudantes e professores da FOB, realiza o projeto em escolas de Bauru
Reprodução/TV TEM
Beatriz Virgílio Bonassa está no segundo ano de odontologia e ainda não decidiu em qual área quer atuar. Mas garante que a experiência no projeto tem sido fundamental para ganhar prática e enxergar de perto as possibilidades da profissão.
"Uma forma da gente já saber como lidar com esse público infantil, principalmente eu que estou no segundo ano, então ainda estou aprendendo como lidar com esses mini-pacientes, então é uma forma muito boa de a gente começar a fazer parte desse mundo e aprender como lidar com as crianças", destaca a estudante.
Ao todo, 2.500 crianças já foram atendidas pelo projeto e, no final de cada atendimento, ainda recebem kits com escovas e pastas para colocarem em prática tudo o que aprenderam.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região