Rota do Café: cidades do interior de SP são referência na produção da bebida especial
01/10/2025
(Foto: Reprodução) Rota do Café: Garça é referência na produção da bebida especial no interior de SP
Tosta Coffee/reprodução
Chamado de ‘pingado’ quando misturado com leite, expresso quando feito sob alta pressão e ‘no estilo do interior’ quando é passado no coador de pano, o café faz parte do ritual matinal de 97% dos brasileiros segundo o levantamento do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No contexto da produção do grão, o estado de SP sempre foi destaque, impulsionando a economia, transformando cidades, atraindo imigrantes e fazendo parte da história de diversos municípios desde o século XIX.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na lista do centro-oeste paulista que fazem parte desta história, estão presentes: Marília (SP), Dois Córregos (SP), Vera Cruz (SP) e Garça (SP). Nesta quarta-feira (1º), quando é celebrado o Dia Internacional do Café, o g1 conversou com um produtor de Garça (SP), cidade referência na cafeicultura e que se destaca na rota da bebida no interior paulista.
Rota do Café: Garça é referência na produção da bebida especial no interior de SP
Tosta Coffee/reprodução
☕ O café de Garça
Afinal, café bom vai todo pra fora do Brasil?
A região de Garça, conhecida também como Alta Paulista, é reconhecida como um dos maiores polos produtores de café do estado de São Paulo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com a Indicação de Procedência (IP) para o café da espécie Coffea arábica em grãos verdes (café cru), em grãos torrados e em grãos torrados e moídos desde 2022.
Conforme o Governo de SP e segundo a documentação apresentada ao INPI, os municípios que compõem a região de Garça compartilham história, tradição e cultura no mercado de café, com sua história intimamente relacionada à cafeicultura, praticada por mais de 400 famílias na região.
Rota do Café: Garça é referência na produção da bebida especial no interior de SP
Tosta Coffee/reprodução
Além disso, os cafés produzidos na região são exportados para mais de 20 países. Com isso, pode-se afirmar que a região possui papel estratégico na exportação paulista de café, tendo alcançado, em 2009, seu recorde de exportação.
Nos últimos anos, o solo rico e um microclima ideal para o cultivo de cafés especiais fez com que a região passasse por uma grande transformação, focando na sustentabilidade e na produção de qualidade superior.
👨👩👦👦 De geração em geração
No mapa da Rota do Café criado pelo Governo de SP no Google Maps, o pin na região de Garça está marcando a fazenda da família de Cassiano Terciotti Tosta. Já na terceira geração de cafeicultores, a história da família iniciou há mais de 50 anos na região.
"Meu avô materno é descendente italiano e meu bisavô veio para o Brasil, mais especificamente para o estado de SP, para trabalhar no café. Meu pai comprou o sítio em 1972, pois a região tinha muita aptidão para o café, quando começou sua lavoura própria", conta em entrevista ao g1.
Após anos na indústria, em 2012, Cassiano contou que atuava em outra área, mas, durante um período difícil, viu uma oportunidade: "O café vivia um momento muito difícil, meu pai queria vender a terra e parar. Foi quando começamos a observar um mercado novo que vinha surgindo, os cafés especiais."
A partir de então, Cassiano se especializou e aperfeiçoou também os processos da produção da fazenda da família. "Fiz cursos de classificador e degustador, para conhecer a fundo nosso produto. Posteriormente iniciei estudos sobre a ciência da torra de cafés, depois estudei barismo e outros cursos voltados para pós-colheita de cafés especiais", explica.
Atualmente, o café de Cassiano se consolidou não apenas no mercado de commodities, mas como uma marca consolidada também pelo agroturismo.
"Recentemente, o Governo do Estado de SP criou a Rota do Café, que nós fomos selecionados para fazer parte. Também fazemos parte da Rota Gastronômica do estado de SP, que é outro programa que não envolve só café, envolve diversas culturas. Esse contexto de ter uma marca própria, ter um produto nosso, ter uma estrutura de torrefação, ter laboratórios de prova e receber visitas vem desde 2018."
Rota do Café: Garça é referência na produção da bebida especial no interior de SP
Tosta Coffee/reprodução
Essa adaptação ao mercado foi algo muito importante para a marca de Garça, que conseguiu elevar o nível do café em diversas premiações estaduais.
"Hoje, os nossos compradores querem vir aqui, acompanhar uma colheita, ver como é feito, participar. Então a gente até brinca, a gente acaba não vendendo café, a gente vende uma história, a gente vende um saber fazer", finaliza.
* Sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região